Um consumidor mais atento?

Pesquisa do Buscapé dá pistas sobre o e-commerce de vinhos no Brasil

Por Marcos Graciani

graciani@amanha.com.br

O Buscapé, maior comparador de preços da América Latina, pode ter dado algumas pistas sobre o comportamento do consumidor brasileiro de vinho. Um levantamento realizado entre 5 e 19 de junho identificou os dez vinhos mais buscados no site – além das diferenças de preços entre as diversas lojas (veja ranking, pela ordem de procura, ao final deste post). 

Não chama tanta atenção a diferença de valores entre e-commerces, mas sim os rótulos mais procurados. São nada menos que cinco espumantes e um branco, além de dois Portos. “Eu diria que o brasileiro está mais interessado em comprar on-line produtos que sejam de difícil acesso ou de maior volume – como espumantes para uma festa ou um evento”, avalia Vinícius Santiago, diretor de cursos do capítulo gaúcho da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS).  “Isso também explica a busca pelo baby brut Chandon, um rótulo muito comum usado para brindes por empresas, por exemplo”, emenda Santiago, que também é professor da Eno Cultura, provedora de cursos da instituição inglesa WSET (Wine & Spirit Education Trust), uma das mais renomadas escolas de vinho da Europa. 

Naturalmente que é muito difícil fazer uma análise assertiva dos dados sem saber como foi a promoção desses vinhos nos meses anteriores à pesquisa. Mas além das observações feitas por Santiago, minha leitura é que o brasileiro está antecipando suas compras para bebericar os vinhos mais leves na primavera-verão. Em resumo um traço de que, realmente, o hábito está entrando na rotina do consumidor.  

Vinho

Preço médio (R$)

Preço máximo (R$)

Varição (%)

Ruby Ferreira Porto

106,15

107,90

9,9%

Tawny Messias Porto

52,05

62,60

25,5%

Clasico Ventisquero Branco Chardonnay 2013

15,90

15,90

-

Baby Brut Chandon Espumante Chardonnay Pinot Noir

23,90

23,90

-

Bodegas Trapiche Tinto Malbec 2009 (375ml)

29,56

34,99

38,9%

Brut Salton Espumante Prosecco

41,51

43,00

7,8%

Nectar Imperial Moët Chandon Champagne Chardonnay Pinot Meunier Pinot Noir

353,83

459,99

46,5%

Royal Tokaji Wine Company Branco Furmint 2011

105,00

105,00

-

Don Valentin Lacrado Valentin Bianchi Tinto Cabernet Sauvignon 2010

46,85

74,00

68,2%

Passion Rosé Demi Sec Chandon Espumante Malvasia Bianca Moscato Canelli Pinot Noir

74,90

74,90

-



leia também

A fórmula da Herbarium para multiplicar vendas no Brasil - Fabricante de fitoterápicos do Paraná projeta crescer 10% com e-commerce

A magia do vinho no sudoeste da França - Fernando Dourado Filho conta como a bebida pode mudar o rumo dos negócios

Abilio Diniz se torna sócio minoritário da Wine - Valor da transação do e-commerce de vinhos, que pertence ao Grupo RBS, não foi revelado

ABS-RS inicia fase de captação de sócios - Entidade também lotou as vagas para a formação da quinta turma de Sommeliers

Celular se consolida como meio de acesso à internet - E-commerce foi a finalidade que mais cresceu entre 2015 e 2016

Cervejas artesanais curitibanas ganham e-commerce - Local Beer promete destacar a produção da capital paranaense

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: