Como encontrar emprego nas redes sociais

Porém, é bom utilizar com bom senso e profissionalismo

Por Bernt Entschev

As redes sociais têm uma forte influência na sociedade contemporânea. Segundo pesquisas, 87% dos internautas possuem algum perfil. No Brasil, podemos destacar o Facebook como rede com foco nas relações pessoais. O Linkedin, por sua vez ,é mais voltado aos profissionais. Ambas podem ser muito úteis para quem está à procura de emprego. Porém, é bom utilizar com bom senso e, também, profissionalismo.

O primeiro passo é ter perfis coerentes em todas as suas redes sociais. Eles devem mostrar a mesma pessoa, com as mesmas opiniões e valores. Depois, estude, defina e planeje quais são os contatos mais interessantes para você. Aqueles que tragam uma rede de relacionamento que possa abrir portas. Lembre que cada pessoa tem sua própria rede e assim simultaneamente, gerando milhares de contatos, que vão aumentando de forma exponencial. 

Especialmente no Linkedin, aproveite o convite para sua rede para dizer que está em busca de novas oportunidades e em que área. Afinal, as pessoas precisam saber disso. E utilize uma boa foto de perfil. Pesquisas demonstram que os perfis com fotos são mais considerados. Faça um breve currículo. Ele deve ser curto e objetivo, atraente, com palavras significativas. Tenho um pequeno roteiro para fazer isso: escreva sua apresentação, reflita durante alguns dias sobre ela; depois leia esse texto na frente do espelho e vá tirando tudo o que for supérfluo. A leitura não deve durar mais de dois minutos.

O próximo passo é produzir conteúdo relevante para compartilhar com essas redes. O que você diz, o que é capaz de fazer, novas ideias para sua área profissional, novidades que surgiram no segmento e são interessantes para divulgar. Tudo isso pode chamar a atenção para você. Participe de grupos de interesse profissional no Facebook e no Linkedin. Existem os mais variados, com pessoas que sempre têm algo em comum e costumam trocar indicações para vagas. Também vale pesquisar as vagas abertas que são postadas nas redes e enviar sua apresentação. 

Reserve um tempo na sua agenda para responder às mensagens que chegarem. Isso não apenas enquanto estiver procurando emprego, mas – e principalmente – depois de encontrar um. Não deixe as pessoas pensando que não são mais importantes agora que você já encontrou uma colocação. E tenha em mente que uma oportunidade de crescimento profissional pode surgir daí. 


leia também

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: