Banco Mundial rebaixa a estimativa do PIB global

A previsão para o Brasil é de queda de 4%. Mundo avançará 2,4% neste ano

Da Redação

redacao@amanha.com.br

Nesta terça-feira (7), o Banco Mundial anunciou suas projeções para o crescimento global neste ano. De acordo com as estimativas do relatório “Perspectivas Econômicas Globais”, a expectativa é que o PIB mundial avance 2,4% neste ano. A projeção anterior era de 2,9%. Os preços baixos das commodities, o fraco comércio global, a recuperação lenta nas economias avançadas e a redução nos fluxos de capitais foram os fatores que mais pesaram para a decisão. A previsão para o Brasil é de queda de 4% neste ano. As perspectivas para 2017 também foram revisadas. Em janeiro, a instituição estimava alta de 1,7% no PIB do ano que vem. Agora, o novo cenário apresenta retração de 0,2%.

“As economias emergentes exportadoras de commodities estão tendo dificuldades para se adaptar à realidade de baixa nos preços das matérias-primas”, relata o documento. O crescimento dos emergentes foi projetado em apenas 0,4%. Em janeiro, a expectativa era de que fosse de 1,2%. 

Entre os emergentes, o relatório aponta que a China deverá continuar em desaceleração e crescerá 6,7% neste ano contra 6,9%, em 2015. A Índia terá crescimento robusto e previsão de 7,6%. Já o Brasil e a Rússia deverão sofrer contração por causa de profundas recessões. Os países importadores de commodities deverão crescer 5,8% neste ano.


leia também

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: