Nada como estar na pele do outro

Não é por acaso que séries como “Chefe Secreto” tenham tanto sucesso

Por Bernt Entschev

Ter a percepção das pessoas ao seu redor é fundamental para o sucesso na carreira. Nas organizações, cada um convive com colegas, chefes, subordinados, clientes e fornecedores. Cada um com sua personalidade, qualidades e defeitos. Ter empatia, ou seja, colocar-se no na pele do outro ajuda a entender melhor quem está ao seu redor. E isso faz com que nasçam relações mais saudáveis e produtivas. 

Não é por acaso que séries como Undercover Boss (“Chefe Secreto” na versão brasileira) tenham tanto sucesso. Durante uma semana o chefe se torna funcionário da sua própria empresa e trabalha em diferentes setores. Não pode se negar a receber ordens e deve se comportar como os outros colegas. Assim conhece o dia a dia da empresa e as dificuldades enfrentadas pelos colaboradores, além de ter a oportunidade impar de corrigir erros (e premiar os merecedores, claro). O resultado é surpreendente. Os líderes muitas vezes demonstram uma total falta de conhecimento do que acontece no “chão de fábrica”. E aos descobrirem esse “mundo novo”, começam a valorizar o trabalho do outro. 

Qual lição extraímos disso? Que a empatia faz com que o líder se relacione de forma mais interativa e consciente. É por isso que muitas multinacionais só promovem um colaborador ao cargo de gerência depois que ele passou por todas as funções que terá de coordenar. Só assim saberá o esforço e o tempo necessários para cada tarefa. E como chegar nesse resultado? Inicialmente, seja um bom ouvinte. Concentre-se no que o outro tem a dizer. Saiba valorizar o trabalho do colega, elogie e dê os devidos créditos. 

Um líder empático tem mais chance de ser bem-sucedido e faz um ambiente organizacional melhor. Porém, tenha cuidado para que isso não se torne um fardo. Entenda os outros, mas sempre tenha em mente que, em uma organização, existe um objetivo comercial a ser atingido.  O importante é que, em um ambiente mais humano, todos trabalham com mais prazer, gerando resultados melhores. 


comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: