Paraná lidera produção de energia no Sul

Usinas paranaenses geraram 43% de toda produção da região

Da Redação

redacao@amanha.com.br

Dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) mostram que, nos últimos dozes meses, o Paraná liderou a geração de energia no Sul. As usinas paranaenses produziram 5.157 MW médios ou 43% dos 12.015 MW médios de energia gerados na região entre abril de 2015 e março deste ano. 

O desempenho do Paraná foi impulsionado pela fonte hídrica, que engloba usinas hidrelétricas de grande porte e Pequenas Centrais Hidrelétricas – PCHs, com a entrega de 4.868 MW médios (94,4%) de energia no período. As usinas térmicas responderam por 287 MW médios (5,5%) do total gerado no estado. 

Depois do Paraná, o estado do Sul que mais produziu energia no período foi Santa Catarina com 3.938,5 MW médios, o equivalente a 32,8% do total. A fonte hidráulica também é a mais significativa no estado com 87% da geração, ou seja, 3.440 MW médios. As usinas do Rio Grande do Sul, por sua vez, produziram 24,3% do total na região. Os 2.919 MW médios entregues no período foram divididos pelas fontes hidráulica (2.080 MW médios), Eólica (434 MW médios) e Térmica (405 MW médios). 

Na análise da evolução da capacidade instalada por estado, o Paraná também aparece na liderança. Em março de 2016, as usinas do estado alcançaram 9.147 MW, o que correspondem a 41% do total da região (22.460 MW). A capacidade das usinas do Rio Grande do Sul foi de 6.931 MW (31%) e das usinas catarinenses de 6.381 MW (28%).


leia também

A era dos carros sem “charme” - Será esta a característica dos veículos elétricos e dos autodirigidos?

A gigante da energia paranaense - Como a Copel usou a engenharia para vencer os limites estaduais

A sua marca vai sobreviver aos Millennials? - Unilever e JP Morgan contam o desafio de lidar com jovens consumidores

A superfície e as profundezas da economia - Retomada poderá ser difícil dada a situação financeira empresarial

Aneel autoriza reajuste de tarifas de energia da região Sul - Três das cinco cooperativas terão valores reduzidos

As regras do luxo que prometem transformar metal em ouro - Em seu novo livro, Susana Campuzano propõe um modelo de construção de marcas, produtos e serviços de primeira classe

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: