Soluções que vêm dos bancos da universidade

Prêmio Ciser de Inovação Tecnológica recebe inscrição até 31 de maio

Da Redação

redacao@amanha.com.br

A ideia inicial era desenvolver um equipamento capaz de identificar trincas microestruturais em parafusos de aço inoxidável, sem danificá-los, com o objetivo de evitar possíveis desgastes. E foi exatamente isso que o estudante de engenharia mecânica David Domingos Soares da Silva colocou em prática para ser consagrado na 4ª edição do Prêmio Ciser de Inovação Tecnológica, realizada em 2013. Premiado na categoria ensino superior, o paraibano trabalha em parceria com a Ciser no aprimoramento do produto, para futura possibilidade de transferência de tecnologia. “O equipamento realiza uma varredura magnética que identifica corrosões não perceptíveis a olho nu, avaliando o grau de comprometimento mecânico do parafuso, com indicação de localização, tamanho e profundidade”, explica Soares.

A solidificação do projeto e seus avanços somente estão tornando-se possíveis em virtude do destaque que o projeto obteve a partir de sua inscrição no Prêmio Ciser de Inovação Tecnológica. Justamente por essa razão, o estudante está ansioso para a edição deste ano da premiação e já fez sua inscrição. Segundo ele, a participação do prêmio impactou sua vida acadêmica e profissional de forma muito positiva, principalmente em função do networking. 

Realizado a cada dois anos, o prêmio tem como objetivo estimular o tema da inovação na faculdade, reconhecendo jovens talentos e aproximando a academia do mercado. Universitários, alunos de cursos técnicos e estudantes de graduações em mestrado e doutorado poderão inscrever seus projetos até o dia 31 de maio. Eles deverão apresentar novos produtos, sistemas de fixação ou alterações em itens já existentes no mercado. Serão aceitas também propostas que visem melhorias nos processos de produção de elementos de fixação. 

Os autores dos trabalhos classificados em primeiro, segundo e terceiro lugar receberão premiações em dinheiro, troféus e certificados, assim como o professor orientador de cada projeto. A divulgação dos vencedores acontecerá no dia 25 de agosto, quando será realizado o evento de premiação. A inscrição dos projetos deve ser feita aqui. A  iniciativa da Ciser conta com o apoio de entidades ligadas à inovação, como o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Fapesc e Anpei, além de Gerdau e HSBC. 


leia também

Aprendendo marketing com “De volta para o futuro” - Por que não existem ainda os skates voadores da ficção?

BRDE apresentará Criatec 3 em Santa Catarina - O fundo possui patrimônio de R$ 202,5 milhões

BRDE e EMBRAPII financiam projetos inovadores no Sul - Convênio agilizará tramitação do processo de financiamento

BRDE participa do Criatec 3 - Banco apoiará empresas inovadoras

Chip Inside é a primeira empresa do Sul a receber aporte do Criatec 3 - O fundo de apoio ao empreendedorismo e inovação tem R$ 230 milhões para startups da região

Dez ferramentas para validar e executar novas ideias - Endeavor indica o que pode auxiliar o empreendedor a criar e inovar

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: