Nasce, no Sul, um Centro de Inovação para Cidades Inteligentes

O Smart City Innovation Center, iniciativa da Huawei e PUCRS, focará em soluções para saúde, educação e gestão pública

Da Redação

redacao@amanha.com.br

A Huawei e a PUCRS inauguram o Smart City Innovation Center

A Huawei, líder global em soluções de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), e a PUCRS inauguraram na manhã desta quinta-feira (31) o Smart City Innovation Center (foto). O local é um ambiente de pesquisa e desenvolvimento de soluções relacionadas às cidades inteligentes e Internet das Coisas (IoT), localizado no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), em Porto Alegre. O centro se dedicará a testes e provas de conceitos que agreguem valor a entidades interessadas em criar soluções para as áreas de gestão pública, saúde e educação, assim como ao desenvolvimento de um sistema operacional para as cidades inteligentes e suas aplicações.

A vinda da Huawei está inserida no contexto das ações que visam ampliar o processo de internacionalização do Tecnopuc e das pesquisas da universidade gaúcha. “O futuro dos ecossistemas de inovação e das grandes cidades do mundo passa pelos novos conceitos e ações nas áreas de smart cities e living labs, foco central da ação da PUCRS e da Huawei neste projeto”, considera Jorge Audy, presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e professor da PUCRS. “Qualquer cidade que queira implementar soluções inteligentes terá no Centro uma referência para desenvolver dispositivos que melhorem a eficiência daquela localidade, atrelada a uma economia de recursos”, explica Fabiano Hessel, coordenador do Smart City Innovation Center. “A inauguração do Centro demonstra nosso esforço em colaborar com o desenvolvimento de novas soluções e tecnologias e reforça o nosso compromisso de longo prazo com a inovação no Brasil”, afirma Anderson Tomaiz, gerente sênior de soluções da Huawei Enterprise.

A iniciativa também conta com a parceria do governo do Rio Grande do Sul através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do RS (Sdect) e da Prefeitura de Porto Alegre, do Ministério das Comunicações, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Áreas em desenvolvimento
Desde que a Huawei anunciou sua vinda para o Tecnopuc, em 2014, equipes da universidade e da multinacional trabalharam no desenvolvimento de soluções que já pudessem ser testadas e aplicadas. A ideia inicial é que o Centro seja capaz de desenvolver um sistema operacional para as cidades inteligentes, de forma a integrar diversos sistemas de vários fabricantes em uma única plataforma de gerenciamento.

Uma das aplicações já concebidas pelo Smart City Innovation Center é um sistema de iluminação pública inteligente. “É possível saber quando uma luminária está queimada ou quando está próximo da hora de trocá-la, trazendo mais economia e segurança à população”, conta Hessel. “O centro está aberto a empresas interessadas em desenvolver aplicações que favoreçam as soluções pensadas para as cidades. Além de infraestrutura técnica, também atuaremos como mentores dos projetos”, revela Hessel. Outra solução em desenvolvimento possibilita conectar câmeras instaladas em uma cidade ao sistema de monitoramento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). “Com isso, é possível que um médico que não está presente no local de um acidente, por exemplo, auxilie quem está prestando os primeiros socorros à vítima através das imagens”, projeta Hessel.



leia também

Evilázio Teixeira assumirá como reitor da PUC-RS - Diretor do Instituto do Cérebro, Jaderson da Costa, será vice-reitor

PUCRS inaugura Condomínio Inovapucrs - Complexo completa ciclo de formação de empresas no Tecnopuc

Tecnopuc é eleito o melhor parque tecnológico do Brasil - Esta é a terceira vez que o local recebe o reconhecimento

comentarios




Luiza Azambuja

Orgulho de fazer parte desse projeto!

Jucelha Carvalho

Fantástico!

Comentar

Adicione um comentário: