Tecnologia no campo, satisfação à mesa

A Vinícola Salton conquistou status entre os líderes no mercado de vinhos e espumantes no Brasil

Vinícola Salton

Ao longo de uma trajetória de 105 anos, a Vinícola Salton conquistou status entre os líderes no mercado de vinhos e espumantes no Brasil ao mirar no futuro sem se esquecer de suas raízes. Mantendo um olho no passado e outro no horizonte, alia o conhecimento dos imigrantes italianos à modernidade nos recursos e nas tecnologias para a elaboração de seus produtos. Entre as metas traçadas para 2016, seus principais focos são os de manter a alta qualidade dos produtos que a tornaram valorizada nacionalmente e também no mercado externo, além de consolidar o compromisso de estar sempre à mesa do consumidor – tanto no dia a dia, quanto nas horas festivas.

Os investimentos em técnicas e tecnologia modernas são constantes, tanto nos vinhedos como na vinícola, o que se reflete diretamente na qualidade dos produtos. Na sua nova unidade de 635 hectares em Santana do Livramento, a Vinícola está implementando vinhedos com alta densidade de plantio, objetivando uma menor produção por planta, porém com uma qualidade de uva superior. A empresa apostou ainda em equipamentos para colheita mecânica, assim como na orientação de espaçamento de dois metros e meio entre as fileiras, diferente do habitual observado principalmente na Serra Gaúcha. Até o momento, R$ 28 milhões foram investidos na estruturação dessa nova unidade, contemplando vinhedos, equipamentos e infraestrutura.

Além de elevar sensivelmente o domínio próprio da primeira etapa do processo de elaboração de vinhos e espumantes, as iniciativas em inovação, eficiência e qualidade estão sintonizadas com os conceitos de sustentabilidade.

Na unidade de Bento Gonçalves, um reservatório capta até um milhão de litros de água da chuva, que é utilizada para a irrigação dos jardins e a limpeza dos pisos. Os resíduos dos processos diários, como a sobra das uvas (bagaço), são encaminhados para uma empresa terceirizada, que faz a compostagem do material, transformando-o em adubo a ser reaplicado no solo. Também os grupos de Qualidade da Vinícola contribuem constantemente com ações e conscientizações de princípios ecológicos.

            Com relação aos seus profissionais, a Salton mantém vivo o compromisso com a a qualificação, oferecendo treinamentos, coachings e mapeamentos de competências, que se refletem na satisfação do time e na qualidade final do produto.

Ainda sob o guarda-chuva da inovação, mas com a consciência de valorizar as origens, a vinícola lançou uma série de produtos premium, de edição limitada: o Projeto Gerações. Trata-se de uma homenagem a oito personalidades da família Salton que impulsionaram o crescimento da empresa ao longo de seus primeiros 100 anos. “São pessoas que marcaram a nossa história e que atuaram em diversas posições, transmitindo experiências e ensinamentos fundamentais para a nossa consolidação no mercado”, destaca o presidente da empresa, Daniel Salton.

Com esse espírito, em 2016, a vinícola quer estreitar ainda mais a relação com o seu consumidor. A ideia, segundo a diretora-executiva da vinícola, Luciana Salton, é criar vínculos fortes e duradouros com aqueles que apreciam os rótulos da marca, e fazer com que associem a bebida às situações de felicidade e de bem-estar. “Ao abrir uma garrafa de vinho ou espumante, além de apreciar um produto de qualidade, as pessoas querem experimentar um instante de prazer. Queremos fazer parte do dia a dia, dos almoços familiares, das reuniões informais com amigos. Da mesa de jantar à beira da piscina, queremos sempre entregar momentos de satisfação a quem escolher a Salton para brindar”, finaliza Luciana.

leia também

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: