Foton fecha acordo para utilizar fábrica da Agrale

Montagem de caminhões leves deve ter início em junho

Da Redação

redacao@amanha.com.br

Dirigentes da Agrale e Foton fecham acordo

Ao mesmo tempo em que confirma os investimentos para a construção de sua planta na cidade de Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre, a Foton Caminhões não vai esperar para iniciar sua produção no país. Nesta quinta-feira (10) a empresa fechou acordo com a Agrale para montar, em sua unidade 2, localizada em Caxias do Sul, os caminhões leves – de 3,5 e 10 toneladas – da marca chinesa . Pelo contrato, a empresa brasileira será responsável por toda a operação de produção, que envolve desde o recebimento de componentes, passando pela montagem, testes e controles de qualidade, até a entrega do produto final pronto para embarque.

De acordo com a Agrale, o contrato permitirá que a empresa “utilize melhor os seus ativos”, por já possuir “instalações adequadas, visto que sua unidade 2 monta os caminhões Agrale das Linhas A, S e LX, além de chassis de ônibus e utilitários 4x4 Agrale Marruá”. Hugo Zattera, diretor-presidente da empresa, lembrou a experiência de 15 anos da Agrale na montagem de caminhões médios e pesados da International.

Também na quinta-feira, a Foton comunicou oficialmente ao governo gaúcho que o BNDES aprovou – em seu nível técnico – o empréstimo de 65 milhões de reais que a empresa utilizará na construção de sua unidade industrial na cidade em Guaíba, com previsão de início de operações no primeiro semestre de 2017.

O encontro oficial, realizado na prefeitura de Guaíba, contou com a presença do governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Fábio Branco, e o Prefeito de Guaíba, Henrique Tavares. Do quadro executivo da Foton, o Presidente do Conselho, Luiz Carlos Mendonça de Barros comunicou o início da segunda parte das obras, que prevê as instalações industriais da fábrica. A despeito das atuais incertezas políticas com consequentes dificuldades econômicas, o executivo ressalta que a Foton Caminhões irá manter intactos seus planos de longo prazo no Brasil.

As obras para construção da fábrica da Foton no Brasil contam com um plano de investimentos total da ordem de R$ 250 milhões. Deste montante, R$ 160 milhões serão direcionados para a construção da fábrica, e o restante para uma nova área de desenvolvimento de produtos. A capacidade de produção será de 20 mil caminhões por ano, em 190 mil metros quadrados de área construída. 


leia também

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: