Que a Vinopar tenha vida longa

Associação dos Vitivinicultores do Paraná quer dar mais qualidade ao vinho produzido no estado

Por Marcos Graciani

graciani@amanha.com.br

Parreiras

A Gazeta do Povo publicou na quarta-feira (24) uma bela notícia vinda da Região Metropolitana de Curitiba. Agricultores familiares começarão a se preparar neste ano para cultivar uvas viníferas, aquelas utilizadas para produção de vinhos finos. A iniciativa é da recém-criada Associação dos Vitivinicultores do Paraná (Vinopar) para fortalecer as vinícolas locais e tornar a bebida feita no estado uma referência em qualidade (leia a reportagem completa aqui).  

O principal objetivo da Vinopar, que reúne inicialmente 13 produtores afiliados, é mostrar que o Paraná tem capacidade de produzir vinhos finos e espumantes com tipicidade. A associação planeja que agricultores se tornem fornecedores das vinícolas paranaenses. Para isso, os associados vão receber mudas e aprender a técnica para plantar esse tipo de uva. A expectativa é que o projeto vingue em até três anos, tempo médio necessário para um parreiral se formar. A grande maioria dos produtores de vinho do Paraná não tem vinhedos próprios e adquire a matéria-prima de outros estados. 

“Queremos mostrar que não é só o Rio Grande do Sul que produz vinhos finos. O objetivo é fazer o nosso estado ser fornecedor de matéria-prima para fabricação de vinhos e espumantes”, projeta Giorgeo Zanlorenzi, presidente da Vinopar, ao jornal Gazeta do Povo.  “O cultivo de uvas finas é uma exigência da evolução do próprio paladar do consumidor que está se acostumando a tomar vinhos finos e espumantes em diversas ocasiões”, revela Zanlorenzi, que também preside a vinícola que leva seu sobrenome.  O desejo de elevar o nome do Paraná ao patamar de “estado produtor de vinhos finos e espumantes” é uma forma de angariar reconhecimento, não necessariamente dinheiro, pois os produtores não desejam produzir em escala comercial. Mesmo assim, a iniciativa é edificante e resta torcer para que a cadeia vitivinícola paranaense se desenvolva.



leia também

A arte do vinho na tela do computador - Alguns canais do YouTube para quem deseja aprender

A Gocil dá o pontapé inicial para 2020 - Empresa coloca em prática planos de expansão e diversifica negócios

ABS-RS inicia fase de captação de sócios - Entidade também lotou as vagas para a formação da quinta turma de Sommeliers

Aprenda a tomar vinho com Christian Grey - Personagem de Cinquenta Tons de Cinza tem algo a ensinar

As cidades com melhor (e o pior) saneamento no Sul - Municípios do Paraná, como Londrina, destacam-se no investimento e tratamento de água e esgoto na região

Bento Gonçalves anuncia projeto para fomentar turismo de incentivo - Capital Nacional do Vinho lança guia de atividades para empresas que desejam bonificar funcionários com viagens

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: