Como manter sua empregabilidade em alta

Caso você precise ser recontratado, é importante estar preparado

Por Bernt Entschev

aperto de mão

Relações de trabalho são bilaterais. Da mesma forma como uma demissão pode vir a qualquer momento, também o funcionário pode se desligar da empresa quando quiser. Ou seja, nada é certo e definitivo, então, ter um projeto de vida profissional é importante para manter a tranquilidade e o foco. Um dos aspectos mais relevantes é manter sua empregabilidade. O que isso quer dizer? É estar pronto para qualquer situação em que precise se recontratado. 

Para começar, mesmo estando empregado, você precisa pensar na sua educação. Não apenas a acadêmica, ou não necessariamente esta, pois é possível aprender de várias formas. A questão é estar atualizado na área em que atua, ter uma preparação intelectual e técnica que permita exercer sua atividade com excelência e também ir além dela, se necessário. 

No emprego, coloque em prática o que aprende. Entregue o que foi pedido e mais. Isso aumenta sua chance de manter seu trabalho e reflete na visão que outras pessoas têm de você. Lembre, uma indicação para uma nova empresa poderá (e possivelmente virá) de pessoas que atuam ou atuaram com você. Faça com que percebam sua competência. Não perca de vista que a comunicação é prioridade. Não adianta você fazer um belo trabalho se ninguém souber disso. Participe de projetos especiais, esteja disponível para contribuir nos principais desafios. Isso fará com que seja lembrado na hora das promoções ou nas indicações futuras. 

Mantenha boas relações com sua chefia, colegas subordinados. Pessoas que despertam empatia são os últimos a serem dispensados. Já os arrogantes vão primeiro. 

Tenha um plano de carreira, reflita com cuidado onde quer chegar. Havendo oportunidade, converse com sua chefia sobre esse plano e entenda as suas chances de crescimento dentro da organização. As promoções precisam vir a cada três a cinco anos. Se não vierem, algo está errado. Ou seu trabalho não está atingindo os objetivos ou a empresa não está percebendo seu potencial. Nas duas situações, uma mudança pode ser necessária. 

Sua empregabilidade depende principalmente de você. Pense nisso. 



leia também

Não há segredo nas Melhores Empresas para Trabalhar – SC - Blumenau receberá próximo evento de AMANHÃ e GPTW em agosto

"Carnaval à vista" - Embora reconheça a exuberância da festa carioca, é para o eixo Recife-Olinda que se voltam meus afetos

A consagração de quem valoriza - Evento premiou as 40 Melhores Empresas para Trabalhar no RS

A empresa vai quebrar. E agora? - A resposta não é simples, pois envolve algumas questões muito subjetivas

A hora e a vez dos colaboradores - Pesquisa de AMANHÃ e GPTW em SC recebe inscrições até 5 de setembro

A necessidade de controlar a internet nas empresas - O mau uso pode causar até mesmo demissão por justa causa

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: