PIB dos EUA cresce abaixo do esperado no quarto trimestre

Porém, economia norte-americana avançou 2,4% no ano passado

Da Redação

redacao@amanha.com.br

Bandeiras dos Estados Unidos

A economia dos Estados Unidos desacelerou no último trimestre de 2015, de acordo com os dados divulgados na manhã desta sexta-feira (29). A atividade econômica apresentou uma taxa anualizada de crescimento de 0,7% no período. Entre julho e setembro, o Produto Interno Bruto (PIB) tinha avançado 2%. A taxa do trimestre final de 2015 foi a mais fraca desde que o inverno rigoroso nos Estados Unidos reduziu o crescimento para 0,6% no primeiro trimestre daquele mesmo ano.

De acordo com o comunicado, o crescimento econômico desacelerou, pois os produtores passaram a lidar com a retração dos mercados externos, o efeito negativo do dólar forte sobre as exportações e a baixa do preço do petróleo. Tal arrefecimento faz com que pairem dúvidas sobre a durabilidade de seis anos e meio de expansão econômica dos Estados Unidos. 

No ano passado, porém, a economia norte-americana expandiu 2,4%, mesmo índice alcançado um ano antes.  O PIB deve acelerar entre janeiro e março deste ano, ainda que China e os baixos preços do petróleo preocupem os analistas. Para 2016, a previsão é de uma expansão da ordem de 6%.


leia também

15 anos da China na OMC - Poderá o Brasil enfrentar o seu maior parceiro comercial?

Acordo comercial entre EUA e México pode afetar Brasil - AEB prevê mais prejuízo para o setor automotivo

Automóveis catarinenses na terra do Tio Sam - BMW de SC exportará 10 mil carros para os EUA a partir de junho

Casa Perini avança nos Estados Unidos - Vinícola conquista as gôndolas da rede Wholefoods

Cuba: nada será como antes - Acredito que a ilha se revelará uma grata surpresa para a América Latina lá por meados da próxima década

Economia: a convergência entre Krugman e Trump - O Nobel afirmou que o candidato republicano tem propostas positivas

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: