Quatro dicas de economia para você seguir no dia-a-dia

Poupar não precisa ser um sacrifício; veja como tornar o hábito natural

Por Infomoney

Quatro dicas de economia para você seguir no dia-a-dia

Economizar dinheiro não significa, necessariamente, privação ou sofrimento. Pelo contrário, poupar é exatamente o que nos dá segurança para enfrentar tempos difíceis, nos permite dar conforto para nós mesmos e a quem amamos no futuro e viabiliza a realização de sonhos.

Mesmo assim, algumas pessoas ainda têm problemas na hora de organizar as finanças e acaba se perdendo nas dívidas.

Confira, segundo o GuiaBolso, as quatro melhores  dicas de economia para seguir:

1- Baixe algum aplicativo de gastos no celular

Use o avanço da tecnologia a seu favor. Os aplicativos de controle financeiro permitem visualizar melhor os gastos e estabelecer limites.

2- Tente pagar tudo em dinheiro

Os cartões de crédito e débito são muito úteis em certas situações, mas ele ajudam a ludibriar nossa mente, pois não vemos o dinheiro efetivamente sendo gasto. Quando pagamos em espécie, tendemos a nos controlar mais e só fazer as compras indispensáveis. Além de dar mais trabalho, pois precisamos nos deslocar até o banco e sacar o dinheiro, tudo isso vai nos dissuadir de fazer compras desnecessárias.

3- Guarde de pouco em pouco

Um dos grandes erros de quem quer poupar dinheiro é pensar em só juntar quantias grandes. É uma boa dica abrir uma conta e colocar dinheiro ali de tempos em tempos, mas é bem mais difícil estipular juntar, por exemplo, R$ 400 ao fim do mês.
Mas se você toda semana colocar 100, você chega ao mesmo montante, de maneira mais fácil. Isso se dá porque a partir do momento que você já colocou o dinheiro no banco, você não vai mais gastá-lo. Se deixar para o final do mês apenas, as chances de você gastar são muito maiores.

4- Economize em família

Não adianta você tentar economizar sozinho. Ensine seus filhos sobre economia doméstica e sobre o valor do dinheiro; converse com sua mulher e trace metas e sonhos em comum, dividindo também dicas de economia. Uma família que economiza unida tem muito mais segurança no futuro.

leia também

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: