Para beber na fonte da boa literatura

Feira de livros sobre vinho, promovida pela Ecarta, no Sul, é uma iniciativa a ser multiplicada por todo o Brasil

Por Marcos Graciani

graciani@amanha.com.br

3ª Feira de Livros sobre Vinho e Gastronomia, realizada pelo Núcleo Cultural do Vinho, da Fundação Ecarta

Maior produtora de vinhos finos do Brasil, a região Sul pode se orgulhar de contar com uma feira de livros que promove a bebida – e também a gastronomia (afinal, as duas coisas se complementam). Se trata da 3ª Feira de Livros sobre Vinho e Gastronomia (foto), que foi realizada em julho do ano passado pelo Núcleo Cultural do Vinho, da Fundação Ecarta – entidade que promove atividades artísticas, culturais, educacionais e de caráter assistencial em Porto Alegre e no interior gaúcho. 

Nos dois dias, a feira disponibilizou para venda uma seleção de aproximadamente 150 títulos dedicados aos temas com, no mínimo, 10% de desconto. No evento circularam cerca de 200 pessoas, várias também atraídas pelas atividades paralelas, como as palestras e sessões de autógrafos. Foram vendidos 67 livros, sendo a maioria (70%) sobre a bebida. “Sobre o vinho existe uma literatura mais volumosa nos países em que o consumo é mais expressivo. No Brasil, as publicações têm aumentado no último período”, avalia Marcos Fuhr, presidente da fundação. 

A Ecarta foi instituída pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS) em outubro de 2003 e, dois anos depois, foi criado o Núcleo Cultural do Vinho que realiza cursos, palestras e encontros com o objetivo de conhecer, discutir e divulgar a geografia, a produção, as características e as peculiaridades da bebida. É louvável ver que parte justamente de uma fundação formada por professores um evento que une a bebida e a literatura. E como Fuhr gosta de frisar, “as atividades [da Ecarta] não estão focadas na categoria dos professores, uma vez que a atuação de qualquer fundação deve estar voltada para o conjunto da sociedade.”

Trato do tema justamente seis meses depois do ocorrido por um nobre motivo: a iniciativa pode ganhar corpo Brasil afora. Mais uma vez o mundo do vinho nos mostra que cultura e a bebida são praticamente irmãs siamesas. Quem se habilita a reproduzir a feira em Santa Catarina ou Paraná? Ou mesmo na capital paulista ou na Cidade Maravilhosa? E ainda na querida Recife ou em Salvador? 

Pois bem, o primeiro desafio de 2016 está lançado. E, para deleite de vocês, seguem abaixo uma seleção de 10 livros sobre vinho e gastronomia feita por Cepas & Cifras, com o apoio da Ecarta. 

- Chef Profissional (Instituto Americano de Culinária - Senac Editoras)

- Dicionário do Vinho (Rogério de Campos e Maurício Tagliari – Companhia Editora Nacional)

- Enciclopédia da Gastronomia Italiana (Mia Mangolini – Senac Editoras)

- Entre o Jardim e a Horta – As flores que vão para a mesa (Gil Felippe – Editora Senac São Paulo)

- Guia Ilustrado Zahar – Vinhos do Mundo Todo (Editora Zahar)

- Memórias do vinho gaúcho (Rinaldo Dal Pizzol – AGE Editora)

- Os Banquetes do Imperador - Menus Colecionados por Dom Pedro II (André Boccato e Francisco Lellis – Editora Senac São Paulo).   

- Uvas e Vinhos – Química, Bioquímica e Microbiologia (Milla Alves Baffi , Ellen Silva  Lago-Vanzela e  Roberto da Silva – Editora Unesp)

- Vinho é Saúde (Jairo Monson de Souza Filho – Vinho&Cia)

- Vinhos Versus Cerveja – Uma Comparação Histórica, Tecnológica e Social (Charles Bamforth – Editora Senac São Paulo).


leia também

A arte do vinho na tela do computador - Alguns canais do YouTube para quem deseja aprender

ABS-RS inicia fase de captação de sócios - Entidade também lotou as vagas para a formação da quinta turma de Sommeliers

Anima Educação chega ao Sul com a aquisição da Sociesc - A companhia arrematou a instituição de ensino catarinense por R$ 150 mi

Aprenda a tomar vinho com Christian Grey - Personagem de Cinquenta Tons de Cinza tem algo a ensinar

Aprendizado pelos sentidos - Formação na área de vinhos da CIAS Innovation no Brasil começará pelo Sul

Bento Gonçalves anuncia projeto para fomentar turismo de incentivo - Capital Nacional do Vinho lança guia de atividades para empresas que desejam bonificar funcionários com viagens

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: