Depois da aposentadoria, vale a pena voltar a trabalhar?

Aposentar-se numa idade ainda produtiva pode representar um vazio

Por Bernt Entschev

desaposentação

O conceito de aposentadoria surgiu na Alemanha em 1889, quando o governo estabeleceu um sistema nacional que assegurava o pagamento de uma pensão a trabalhadores com mais de 70 anos. Depois disso, outros países da Europa passaram a adotar programas semelhantes. No Brasil, esse conceito só chegou em 1923 e, a princípio, só os ferroviários tinham o direito. Outras categorias foram beneficiadas nos anos seguintes. 

Hoje, com o aumento da expectativa e qualidade de vida as pessoas podem se aposentar numa idade ainda produtiva, e muitas vezes esta nova fase pode representar um vazio. Desacelerar de forma abrupta faz mal tanto à mente quanto ao corpo. Por outro lado, a sociedade também pode perder mão de obra qualificada. E na maioria das vezes, o salário da aposentadoria é bem abaixo do que o trabalhador ganhava na ativa. Por tudo isso, cada vez mais pessoas estão voltando a trabalhar mesmo depois da aposentadoria. Esse comportamento é positivo, se levarmos em conta algumas situações que irei detalhar. 

Para aproveitar todo seu conhecimento, quem se aposentou pode oferecer serviços ao mercado como empreendedor ou funcionário. Para isso, é preciso manter-se atualizado sempre, mesmo no período em que não estiver trabalhando. Se houve um hiato entre a aposentadoria e a volta à ativa, preste atenção no que mudou na sua área e busque atualização. 

Não esqueça de manter sua rede de networking mesmo estando aposentado. Entre em contato com as pessoas, senão pessoalmente, ao menos pela Internet. Esteja a par do que acontece com seus amigos e ex-colegas de trabalho, com a empresa e o mercado. Isso pode lhe garantir uma recolocação ou convites para novos projetos. 

Uma outra opção é aproveitar o momento para mudar de área. Fazer aquilo que você sempre sonhou. Estude o mercado, aprenda tudo sobre esse novo trabalho e ouse.  Novas realizações são sempre estimulantes e esse é um ingrediente fundamental para qualquer fase da vida. 

Agora, se seu problema não é aumentar a renda e nem trabalhar de novo, mas sim o tempo que está parecendo ocioso, uma grande alternativa é ingressar em trabalhos voluntários. Ajudar outras pessoas normalmente traz uma grande satisfação. Existem diversas instituições com grupos de voluntariado, que inclusive treinam os participantes, de forma que a experiência se torna um aprendizado e ao mesmo tempo, um grande motivador. 

Estar aposentado não quer dizer parar a vida.  É apenas outra fase, que você precisa aproveitar como todas as outras. O importante é fazer o que lhe faz feliz.



leia também

Não há segredo nas Melhores Empresas para Trabalhar – SC - Blumenau receberá próximo evento de AMANHÃ e GPTW em agosto

A consagração de quem valoriza - Evento premiou as 40 Melhores Empresas para Trabalhar no RS

A empresa vai quebrar. E agora? - A resposta não é simples, pois envolve algumas questões muito subjetivas

A hora e a vez dos colaboradores - Pesquisa de AMANHÃ e GPTW em SC recebe inscrições até 5 de setembro

A necessidade de controlar a internet nas empresas - O mau uso pode causar até mesmo demissão por justa causa

Aposentadoria preocupa o maior gestor do mundo - Robert Kapito sugere que se comece a investir o quanto antes

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: