A necessidade de controlar a internet nas empresas

O mau uso pode causar até mesmo demissão por justa causa

Por Bernt Entschev

A necessidade de controlar a internet nas empresas

Muita gente torce o nariz quando se fala em controle da internet nas empresas. Porém, esse é uma atitude perfeitamente normal, legal e, inclusive, necessária, a meu ver. O uso inadequado pode trazer problemas não apenas ao trabalhador, mas também às organizações. Situações que envolvem uso de softwares piratas, acesso a sites de pornografia ou pedofilia, mensagens de cunho preconceituoso, mesmo quando feitas por funcionários, podem trazer prejuízos à imagem corporativa. Por isso, é necessário, sim, que a empresa controle o uso que se faz da web.

Ao ingressar em uma empresa, o funcionário precisa saber quais são as regras em relação à internet e redes sociais. Grandes firmas costumam oferecer aos funcionários códigos de conduta gerais logo que são admitidos. Mas mesmo empregadores de menor porte devem explicitar essas normas – seja por escrito ou verbalmente. Algumas corporações colocam lembretes no computador: ao abrir o sistema, aparece o texto lembrando a utilização para fins profissionais. Simples, não é?

Em relação às redes sociais, é preciso estar ainda mais atento. Elas acabam muitas vezes dispersando a atenção dos funcionários e comprometendo a produtividade. É preciso ter disciplina para determinar um horário para acesso, mesmo ao celular. Nem toda mensagem enviada por rede social precisa ser respondida na hora. É usual que empresas bloqueiem o acesso a sites do gênero no horário de expediente. Entretanto, permitem o acesso no almoço, por exemplo.

As empresas também precisam perceber que, para algumas funções, especialmente as ligadas ao comercial, as redes podem aumentar o volume de negócios e são usadas profissionalmente, criando uma rede de network que inclusive pode abrir novas frentes de trabalho. Ressalto, ainda, que o mau uso da internet pode causar até mesmo demissão por justa causa. Inclusive, já existe jurisprudência sobre o tema. Portanto, o melhor a fazer é ter bom senso e deixar para tratar de assuntos particulares no computador de sua própria casa. 


leia também

Não há segredo nas Melhores Empresas para Trabalhar – SC - Blumenau receberá próximo evento de AMANHÃ e GPTW em agosto

"Carnaval à vista" - Embora reconheça a exuberância da festa carioca, é para o eixo Recife-Olinda que se voltam meus afetos

A consagração de quem valoriza - Evento premiou as 40 Melhores Empresas para Trabalhar no RS

A empresa vai quebrar. E agora? - A resposta não é simples, pois envolve algumas questões muito subjetivas

A era das aberrações - Se dependesse de nossa geração, não estaríamos confrontados com opções tão medíocres quanto as que temos hoje

A flexibilidade no trabalho veio para ficar? - É preciso calma e maturidade ao analisar essa tendência

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: