Eis os comportamentos mais desagradáveis dos funcionários

Ninguém cresce profissionalmente sem ter um bom relacionamento

Por Bernt Entschev

Arrogância, um dos comportamentos mais desagradáveis de funcionários

O ambiente corporativo exige uma série de comportamentos adequados. Essa conduta pede do traje correto até cuidados com a higiene pessoal. Há outras questões, no entanto, mais sutis e que podem influenciar significativamente no sucesso profissional. Quem age como os perfis listados abaixo acaba afastando as pessoas e, também, muitas oportunidades de galgar novas posições na empresa. A seguir, descrevo alguns desses hábitos mais desagradáveis.

O sabe tudo
Ninguém suporta aquela pessoa que age como se fosse a única detentora de todo conhecimento. Aquele que interrompe as pessoas e tenta terminar as frases dos outros. É preciso reconhecer o valor dos outros e saber ouvir. Não se comportando desse modo, o sabe tudo ficará sempre isolado.

O mal-educado
É aquela pessoa que não cumprimenta ninguém – especialmente os subordinados. Gentileza e boa educação são fundamentais para uma rotina de trabalho. 

O atrasado
Pontualidade é uma demonstração de respeito com os outros. Se você marcou um compromisso, cumpra o horário. Da mesma forma, é preciso respeitar os prazos para entrega de trabalhos. Perdê-los pode sinalizar displicência e incompetência, o que pode comprometer os objetivos da empresa. 

O acomodado
Quem atingiu uma zona de conforto pode ter dificuldade em aceitar novos desafios. Ele sempre diz que não pode, que não é seu trabalho ou que é difícil. Porém, o mercado é dinâmico e é necessário assumir riscos – ou outros farão isso e ganharão os louros. 

O covarde
É aquele que nunca assume seus erros. Aliás, tenta sempre transferir para os outros a culpa por suas falhas. Muitas vezes esse comportamento está ligado ao perfil descrito a seguir. 

O arrogante
Muitas vezes, por ter atingido uma colocação relevante ou por ter amizades com pessoas-chave na empresa, o funcionário acha que está acima de todos. Ele fica à vontade para criticar ou para exigir obediência e desprezar a opinião alheia. Isso só pode acabar em um péssimo relacionamento corporativo. 

Se você se identificou com alguns desses perfis, trate logo de corrigir seu comportamento.  Tanto quanto ser competente no mundo empresarial, é preciso saber como agir para manter o bom ambiente corporativo. Ninguém cresce profissionalmente sem ter um bom relacionamento no trabalho. Pense nisso. 


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