Seu emprego corre perigo

Saiba como manter sua vaga em tempos de crise

Por Bernt Entschev

Saiba como manter seu emprego em tempos de crise

Muitas empresas estão passando por dificuldades e demitindo funcionários. O seu emprego pode estar na mira. Com certeza, você já pensou nisso. Mas como aumentar suas chances de permanecer empregado? Não existe mágica, mas tenho algumas sugestões. 

Primeiro, faça um trabalho muito bom, acima da média, e esteja disponível para aprender e fazer ainda mais. Segundo: mantenha um bom relacionamento com seus pares, subordinados, superiores e, externamente, com clientes e fornecedores da empresa, de acordo com a área em que ela atua. Pessoas que reúnem essas duas qualidades – ótima produtividade e ótimo relacionamento – são geralmente as últimas a serem demitidas.

Além disso, fique atento a detalhes. Chegue no horário, se possível fique depois. Mostre-se, assim, interessando em contribuir. Motive seus colegas de trabalho a pensar melhor e diferente, a serem mais produtivos e proativos. Assuma assim o papel de líder – mesmo que informalmente – demonstrando vontade de modificar a situação difícil pela qual pode estar passando a empresa. 

Há situações, porém, que não podem ser modificadas, como, por exemplo, se a empresa falir. Ou se a crise apertar. Esteja preparado. Na pior das hipóteses, se você perder seu emprego, deixe as portas abertas. Peça cartas de recomendação e não fale mal de onde trabalhou, pois isso não pega nada bem. Não desanime e não se deixe contaminar pelo clima de desânimo em que estão mergulhados muitos trabalhadores e empresários. Faça o inverso. Seja otimista! Não quero dizer para deixar de perceber o que acontece, mas sim ver a realidade pelo melhor ângulo. Otimismo é fundamental para ir em frente e conquistar novos espaços no mercado de trabalho.   


leia também

Dilma diz que sofreu segundo golpe de Estado na vida - Ex-presidente afirmou que recorrerá contra o que chamou de “fraude”

Não há segredo nas Melhores Empresas para Trabalhar – SC - Blumenau receberá próximo evento de AMANHÃ e GPTW em agosto

"Carnaval à vista" - Embora reconheça a exuberância da festa carioca, é para o eixo Recife-Olinda que se voltam meus afetos

A China fez o que o mercado queria - Corte de juros era algo esperado, mas ainda não é suficiente para ajudar na recuperação econômica, afirmam especialistas

A consagração de quem valoriza - Evento premiou as 40 Melhores Empresas para Trabalhar no RS

A empresa vai quebrar. E agora? - A resposta não é simples, pois envolve algumas questões muito subjetivas

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: