Para fechar 2015 no azul

Endeavor sugere seis ferramentas para elevar vendas

Por Endeavor

Treinamento de equipe de vendas

Se o time de marketing e vendas é o combustível da sua empresa e os resultados do ano estão diferentes do planejado, é hora de tentar novas estratégias. A Endeavor selecionou seis ferramentas para que companhias abasteçam suas equipes comerciais e aproveitem o fim de ano para dar o gás necessário para chegar em dezembro no azul.  

1) Planejamento para uma campanha de marketing 
Já se perguntou sobre o posicionamento do seu negócio? Conhecer o perfil de cliente desejado faz toda diferença e faz parte do planejamento de marketing. O Aidala se refere às etapas para conquistar clientes fiéis: atenção, interesse, desejo, ação, lealdade e apóstolo. É indicado para pessoas sem experiência em planejamento de vendas. É útil porque muitos empreendedores não investem o tempo devido em planejamento, seja na criação da empresa, seja no decorrer do percurso, muitas vezes sem ter os recursos necessários. Assim, as ações são executadas na base da tentativa e erro, o que pode causar problemas.

3) Matriz BCG 
De todas as linhas de produtos, qual delas pode ser dispensada pela empresa? A Matriz BCG serve para o empreendedor melhorar sua oferta de produtos ou serviços existentes e avaliar os que geram mais caixa e exigem menos esforço para a manutenção. É um método eficaz de se analisar o ciclo de vida do produto, desempenhar a gestão de marcas, montar planos estratégicos ou até mesmo estratégia de vendas. É indicada para empresas já estabelecidas. Startups e empreendimentos em fase de planejamento ainda não dispõem de dados suficientes para efetuar a análise.

4) Job to Be Done
Não basta vender por vender. É preciso entender que problema seu serviço resolve para o consumidor. Ter essa resposta é fundamental para uma estratégia de vendas mais focada. Entenda as razões para expandir a compreensão a respeito do que se vende (e do que o cliente está comprando). Essa é uma premissa para construção de negócios sólidos. Essa ferramenta é indicada para executivos de empresas de todos os portes. Ela contribui para que o consumidor aumente sua percepção do valor de um produto ou serviço e, consequentemente, para o crescimento das vendas.

5) O preço ideal
Existe fórmula para precificar produtos ou serviços? Como se sabe, o preço de um produto não é igual ao seu valor. Por isso, essa ferramenta ajuda a calcular o valor intangível de diferenciação do produto a partir da percepção do consumidor. Serve para auxiliar na definição do preço ideal ao considerar o valor percebido. Existem componentes intangíveis que compõem a lista de itens analisados ao precificar alguma coisa, assim, nem sempre é fácil chegar ao preço final. Essa ferramenta é indicada para empreendedores que oferecem produtos ou serviços inovadores ou com alguma diferenciação muito relevante. Ela parte de uma lógica bem prática que direciona o cálculo dos custos unitários a partir da lógica de rateio.

6) Projeção de vendas 
Como serão as vendas em 2016? Esta planilha ajudará a fazer o  planejamento estratégico de empresas. Em geral, empreendedores tendem a ser muito otimistas com as perspectivas de vendas e a planilha ajuda a colocar o pé no chão ao analisar dados com maior objetividade. É indicada para empreendedores com negócios do estágio inicial ao mais estável. É útil pois permite lidar com a projeção de vendas, incluir os nomes dos principais produtos geradores de receitas com uma estimativa de vendas de unidades por mês e o valor de cada item. 

Acesse aqui as seis ferramentas sugeridas pela Endeavor


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