Como ter sucesso em uma entrevista de emprego

Esteja pronto para citar referências profissionais – especialmente quem sabe de seu potencial

Por Bernt Entschev

Como se comportar em uma entrevista de emprego

Se normalmente uma entrevista de emprego já é um momento importante, em tempos de crise ela se torna fundamental. Uma oportunidade que não deve ser desperdiçada, pois é um dos fatores para admissão mais importantes. Minha primeira dica é: planejamento. Se você agendou uma entrevista de emprego, faça um levantamento das informações da empresa. Seus concorrentes, produtos, como é a área em que você poderá trabalhar. Ainda antes da entrevista, verifique o local e tenha certeza do tempo que levará para chegar lá. Atrasos são vistos com maus olhos. 

Outro detalhe importante: pesquise antes ou ligue para a empresa para saber com que tipo de roupa as pessoas trabalham, se é formal ou informal, com ou sem gravata. Não corra o risco de errar. O traje é a primeira impressão que o candidato vai passar ao entrevistador. 

Ainda na fase de planejamento, ensaie uma apresentação breve. Em cerca de dois minutos destaque os fatos mais importantes da sua carreira e suas habilidades mais relevantes para o cargo. Depois disso, treine algumas perguntas para fazer a seu entrevistador. Sabia que em ocasiões como essa o entrevistado fala 70% do tempo? Afinal, é para ser uma conversa e não um monólogo. Suas perguntas podem demonstrar seu interesse e ajudar a tornar mais claro o que a empresa espera de você. 

Durante e após a entrevista 
Ao chegar, cumprimente o entrevistador com um aperto de mãos firme. Olhe nos olhos e use um tom de voz amistoso. Ao sentar, mantenha uma posição ereta, nada de se esparramar na cadeira. Uma pergunta a ser esperada: “Quem é você”? Esteja preparado para iniciar por assuntos técnicos, mas também para entrar em questões relacionadas a crenças, valores, família, religião, se isso lhe for perguntado.  Fale sempre a verdade, pois as mentiras tanto no currículo quanto na entrevista são facilmente reveladas depois. Esteja pronto para citar referências profissionais – especialmente quem já trabalhou com você e sabe de sua produção e potencial. Ao final da entrevista, vale a pergunta sobre como foi e se restam dúvidas. E também qual o prazo estimado para uma resposta. 

Se você não receber um retorno do entrevistador dentro do prazo, espere dois ou três dias e ligue para a empresa para saber se há alguma decisão tomada. Demonstre interesse. Em época de poucos empregos, não perca nenhuma chance. 

Prepare-se bem e seja feliz!


leia também

Não há segredo nas Melhores Empresas para Trabalhar – SC - Blumenau receberá próximo evento de AMANHÃ e GPTW em agosto

"Carnaval à vista" - Embora reconheça a exuberância da festa carioca, é para o eixo Recife-Olinda que se voltam meus afetos

A consagração de quem valoriza - Evento premiou as 40 Melhores Empresas para Trabalhar no RS

A empresa vai quebrar. E agora? - A resposta não é simples, pois envolve algumas questões muito subjetivas

A hora e a vez dos colaboradores - Pesquisa de AMANHÃ e GPTW em SC recebe inscrições até 5 de setembro

A necessidade de controlar a internet nas empresas - O mau uso pode causar até mesmo demissão por justa causa

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: