Bolsa caiu muito além do que deveria. É hora de investir?

Especialistas sugerem aporte de 20% do capital em renda variável

Por Infomoney

Operador da BM&FBovespa

O ano não tem sido fácil para o investimento em ações no Brasil. Até o fechamento de quinta-feira (24), o Ibovespa, principal índice de ações da bolsa brasileira, recuou 9,4%, principalmente por causa da crise política e econômica que o país tem passado. No entanto, seria esse o momento adequado para comprar ações?

 “A bolsa caiu muito além do que deveria e está apresentando níveis muito próximos aos vistos na crise de 2008, se considerarmos o custo do dinheiro nesse período”, afirma Felipe Borba, assessor de investimentos da RP Capital investimentos. “A junção de tais fatores geram grandes oportunidades para compra com bom potencial de retorno no médio prazo e, justamente por isso, acho que é hora de repensar os investimentos e direcionar uma parte do capital para a renda variável”, sugere. Desse modo, o investidor não deve colocar a totalidade de seu capital em renda variável, mas começar com 15% a 20%, uma vez que é um mercado volátil e no qual perdas são possíveis.

Já Alexandre Sandoval, da Allux Investimentos, também afirma que a bolsa é “uma ótima oportunidade”, mas pondera que apenas para o longo prazo, pois assim é possível lucrar com a valorização dos papéis e também ganhar com dividendos e juros sobre o capital próprio. Sandoval destaca que, nos últimos tempos, a renda fixa tem se destacado com bons prêmios e riscos menores. “O que temos de analisar antes de investir na Bolsa é o custo de oportunidade atual, pois você cria uma expectativa em bolsa para ganhar 20%, por exemplo, sendo que há renda fixa com risco baixo e garantia do Fundo Garantidor de Crédito pagando 18% ao ano”, conclui. 


comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: