Sustentabilidade com o pé na estrada

Conheça a Tipler, case do livro “100 Marcas do Rio Grande”

Unidade da Tipler

Grandes marcas são mais que meros nomes de empresas; funcionam também como sinônimos de determinados conjuntos de benefícios e diferenciais de mercado. Assim é com a Tipler. Criada em 1975 pela Möller Indústria de Artefatos de Borracha, a marca representa, hoje, tudo aquilo que as transportadoras, motoristas e outros clientes do setor de transportes buscam em pneus: bom desempenho, durabilidade, segurança, economia e muita qualidade. Quem opta pela marca Tipler sabe que está buscando os melhores materiais disponíveis para a reforma de pneus. Sabe, também, que está lidando com um fornecedor de ponta, com processos exclusivos de vulcanização e serviços únicos de atendimento e consultoria para cada situação do dia a dia. Mais do que isso, escolher a Tipler é ganhar um parceiro de estrada – e um aliado na busca de negócios sustentáveis e cada vez mais rentáveis.

Mas não foi fácil reunir tantos atributos sob a mesma marca. Ao contrário: foram necessários muitos anos de trabalho árduo e dedicação intensa a cada pneu, a cada encomenda, a cada cliente. Uma trajetória longa e cheia de pequenas e grandes conquistas que iniciou no final da década de 1950, com uma pequena borracharia administrada pela família Möller. Localizada em Taquara, no interior do Rio Grande do Sul, a empresa era simples e modesta, mas contava com o atendimento cuidadoso dos Möller – que logo se tornaram conhecidos em toda a região. 

Poucos anos depois, eles decidiram transferir a borracharia para São Leopoldo, às margens da BR 116, principal via de ligação entre o estado e o restante do país, na época. A localização estratégica ajudou a espalhar a boa fama dos Möller e os negócios prosperaram. No início da década de 1970, eles decidiram transformar a borracharia em duas lojas de pneus e uma recapadora. Também começaram a produzir manchões para consertos de pneus, o que inspirou a criação de uma empresa – a Möller Indústria de Artefatos de Borracha, mãe da marca Tipler.

O nome não surgiu por acaso. Na época, os manchões para reparos de pneus eram mais conhecidos como “tip-top”. A palavra vinha da marca de uma empresa alemã que também vendia manchões na época – e se mantém na ativa até hoje. Quando começaram a fabricar os próprios manchões, os fundadores da Möller acharam importante fazer alusão ao “tip top” para que todos soubessem claramente do que se tratava o novo negócio. Usaram o “tip” e somaram a ele o sufixo “ler”, derivado do sobrenome Möller. Nascia, assim, a Tipler, a marca dos fabricantes de “tip-top” com origens gaúchas e destinos globais.

Marca da inovação
De lá para cá, muita coisa mudou. A marca Tipler cresceu e se tornou uma referência nacional em soluções para reformas de pneus. Seu catálogo se expandiu e, hoje, abrange um pacote completo de produtos e serviços que facilitam a vida do cliente. A antiga borracharia, quem diria, tornou-se a maior especialista em recapagem do país. Uma empresa inovadora, com tecnologia de ponta e cuja missão é ser reconhecida como a primeira do mercado de recapagem a operar com rede aberta, oportunizando maior liberdade e lucro a seus clientes, garantindo o crescimento sadio e constante da marca.

Para a Tipler, não basta ser competitivo e ter a melhor relação custo-benefício. É preciso, também, ser sustentável. A marca faz questão de unir no mesmo produto vantagens econômicas e ambientais. Quem adquire as bandas pré-moldadas, os insumos e demais produtos do Pacote de Valor Tipler obtém não só a certeza de um desempenho superior, mas também a consciência tranquila de contribuir para a preservação dos recursos naturais. A recapagem evita o descarte precoce de pneus. Alonga a vida útil de cada unidade e garante a redução no uso de recursos naturais – em média, demanda apenas um quarto das matérias-primas necessárias para a fabricação de um pneu novo. 

As Bandas Ecomais, por exemplo, geram uma redução de até 12% no consumo de combustíveis da frota quando aplicada nas carcaças adequadas, já contempladas com o padrão Tipler de rodagem. Não por acaso, a empresa criou a “Calculadora de Economia” que permite ao frotista calcular quanto deixará de gastar com o uso das Bandas Ecomais. O ganho fica ainda mais evidente no formato e nas cores das Bandas Ecomais, que trazem listras verdes em alusão aos diferenciais ambientais e econômicos da linha.

Identidade sempre em evolução
A preocupação com a sustentabilidade, aliás, está expressa na própria identidade visual da Tipler. Ao longo do tempo, o logotipo da marca foi evoluindo e trazendo diferentes elementos que faziam referência à economia, ao bom desempenho e aos diferenciais ambientais de seus produtos. A primeira versão do logotipo contava com duas setas em sentidos opostos – uma referência ao sentido de aplicação dos manchões nos pneus. Depois, quando a Tipler já contava com uma linha de produtos mais diversificada, o logotipo foi atualizado: passou a trazer elementos que simbolizavam o desenho de sulcos de pneus junto ao lettering da Tipler. Anos depois, uma nova mudança: o logotipo agora trazia duas elipses, uma na cor laranja e outra na cor preta. O laranja acompanha a marca desde o primeiro logotipo e é reconhecido como um indicador de alta performance das bandas pré-moldadas Tipler – que saem da fábrica com a conhecida “tarja laranja”. Já o preto, que também está presente desde as primeiras versões do logotipo de Tipler, é uma referência à cor clássica dos pneumáticos. Sobrepostas, as duas elipses representavam a união da rede de concessionários que estava sendo formada na época e traduziam a solidez e o dinamismo da marca Tipler.

A versão atual nasceu na segunda metade da década de 2000. Para expressar a visão de que a competitividade deve andar lado a lado com a sustentabilidade, a Tipler resgatou as antigas setas em direções opostas. Mas com diferenças importantes. Agora, elas vêm nas cores verde e laranja – mais modernas, com um quê de inovação – e aparecem em curvas opostas, sugerindo um ciclo: o giro dos pneus, a reciclagem, o recomeço. Ideais herdados do selo Recapar é Reciclar, criado em uma das mais ilustres ações da marca Tipler. A repercussão, na época, foi tão boa que o logotipo permaneceu até hoje, tornando-se um elemento extra no ideário de qualidade que a Tipler entrega ao mercado.

Um dos diferenciais da marca Tipler é a capacidade de estabelecer relações duradouras com os clientes. E isso é possível não só por causa da qualidade e credibilidade de seus produtos e serviços da empresa, mas também pela forma como a marca se comunica com o mercado. As ações da Tipler se segmentam em dois públicos essenciais: recapadores e transportadores. Cada um deles é abordado com uma série de mídias especializadas – além do site institucional e hotsites dedicados a projetos específicos. 

Bandas do futuro
Em 2015, a Tipler completou 40 anos de estrada. E segue adiante com planos cada vez mais ambiciosos. Entre eles, o de conquistar clientes em todos os países da América do Sul até 2017. Depois, chegar a novos continentes. Com um crescimento médio de 30% ao ano desde 2011, o grupo empresarial dos irmãos Möller, proprietário da Tipler, tem tudo para cumprir essas e outras metas.




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