Uma combinação de agilidade e planejamento

Conheça a Agiplan, case do livro “100 Marcas do Rio Grande”

Unidade da Agiplan

Promover acesso ao crédito de forma simples, segura e direta, sem distinção de renda ou classe social. Essa é a proposta da Agiplan, instituição financeira fundada em abril de 1999, em Caxias do Sul. No início, a companhia criada pelo empresário Marciano Testa se apresentava como correspondente de diversas entidades bancárias na comercialização de crédito pessoal. Hoje, 15 anos depois, a Agiplan – nome formado pelas sílabas iniciais das palavras agilidade e planejamento – é uma instituição financeira autorizada pelo Banco Central do Brasil e ocupa o posto de maior distribuidora de crédito consignado do país. Mais do que isso: é uma das marcas gaúchas mais populares do mercado financeiro nacional.

 

Quando tinha apenas um ano, a Agiplan se mudou da Serra gaúcha para Porto Alegre – uma forma de se aproximar da grande massa de clientes da capital do estado. Foi o início de uma trajetória de forte crescimento. Logo em seguida, em 2002, a Agiplan inaugurou sua primeira operação na região Nordeste do Brasil, com uma filial no Recife, em Pernambuco. Mas foi em 2004 que a Agiplan deu o grande salto. Naquele ano, o governo federal regulamentou o crédito consignado, modalidade que impulsionaria a expansão – e levaria sua marca rumo a novos mercados. Em 2006, a empresa já estava instalada em sete estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco e Bahia.

Passados três anos, em 2009, quando comemorava seu décimo aniversário, a Agiplan já estava consolidada como uma das principais instituições de crédito do país, com uma carteira de quase 200 mil clientes. Em 2011, a companhia passou a operar como Instituição Financeira. O desempenho no primeiro exercício valeu a ela o segundo lugar entre as empresas do setor em um ranking elaborado pelo jornal Brasil Econômico. Atualmente, o grupo é constituído por duas holdings que dividem a gerência de sete empresas, responsáveis por administrar os negócios em quatro áreas: crédito, seguro, consórcio e investimento.

A Agiplan é uma marca reconhecida em todos os estados e no Distrito Federal. Por trás dela há uma estrutura sólida e de alta credibilidade, com mais de 120 pontos de venda, reúne 850 colaboradores diretos e cerca de 3 mil correspondentes. Robusta, com capacidade para originar R$ 300 milhões de crédito por mês, a Agiplan detém a exclusividade na distribuição de crédito consignado com o Bradesco. Em 2013, a carteira montada em associação com o banco atingiu a marca de  R$ 3,5 bilhões e chegou a uma carteira com mais de 1 milhão de clientes, números que não param de crescer.

O mix de produtos da marca, amplo e diversificado, cabe em todos os bolsos e perfis. Inclui o AgiDébito – débito automático em conta –, e o AgiCheque, modalidade na qual o cliente obtém a liberação de valores dando cheques pré-datados como garantia. Há, ainda, o AgiConsignado, uma opção para créditos descontados em folha aberta a aposentados, pensionistas, funcionários públicos, militares e funcionários de empresas conveniadas. A Agiplan também oferece seguros de vida, residencial e veicular, além de consórcios e uma linha de investimento em renda fixa.  Em 2013, numa parceria com a credenciadora Cielo, a empresa apresentou o AgiCard, um cartão de crédito e débito voltado para o público das classes D e E. Foi o ponto de partida para um novo objetivo: alcançar a marca de 500 mil plásticos do AgiCard já em 2014.

Nos braços do povo
Para atingir as metas, o grupo iniciou um reposicionamento estratégico em 2012. A consultoria BrandAnalytics realizou um levantamento para apurar o valor da marca Agiplan e forneceu subsídios para que a empresa entendesse o momento do mercado e as expectativas dos clientes. Foram realizados workshops com executivos e pesquisas junto ao público potencial. Nesse exercício de consulta aos consumidores, a Agiplan descobriu que havia uma certa resistência da população a instituições financeiras. Para crescer, era preciso quebrar o gelo. Para isso, a área de Marketing da Agiplan gerenciou a elaboração de uma campanha de comunicação visando à simplificação de processos e o aumento da empatia. Criou-se, assim, um relacionamento muito mais próximo com o público e uma postura sintetizada no posicionamento: A Agiplan te entende e te atende de forma fácil. O conceito foi reforçado junto ao público interno, garantindo a consistência do direcionamento para que o processo alcançasse todas as relações de trabalho com parceiros e fornecedores e fosse facilmente percebido pelo cliente.

 

O slogan “Agiplan. Conta com a gente” foi levado ao mercado por meio de uma agressiva campanha de mídia, que teve aplicação prioritária em meios de grande abrangência, com programas populares de TV, top de audiência, e atrações regionais. O rádio também foi contemplado: as principais emissoras do Brasil divulgaram os spots da Agiplan em cerca de 1,4 mil inserções já na fase de lançamento da campanha. Estima-se que ação total tenha impactado cerca de 70 milhões de pessoas.

 

Além dos meios de comunicação tradicionais, os pontos de venda foram remodelados. A comunicação visual interna e o material gráfico ganharam novos contornos, e o meio digital recebeu atenção especial. Com foco em inovação e tecnologia, a Agiplan lançou um novo website, bem mais comercial contendo todas as informações referentes ao portfólio de produtos e lojas, além de inovar em ferramentas gerando uma melhor exposição e captação nos mecanismos de busca. Este desenvolvimento resultou num acréscimo de 900% em visitas orgânicas ao portal da empresa nos primeiros seis meses de implantação do sistema. Até o final de 2013, o www.agiplan.com.br recebia mais de 110 mil visitas por mês e computava aproximadamente 15 mil pedidos de crédito – além de inúmeras consultas em seus simuladores de propostas.

 Calcada em valores como transparência, ética e atualização permanente, a Agiplan vem conquistando um espaço cada vez mais destacado no cenário das instituições financeiras do país. Parte desse crescimento, é claro, está diretamente ligada à mudança do quadro econômico nacional na última década, com a melhora do poder aquisitivo e a ascensão social das classes C, D e E. A atenção da Agiplan seguirá dirigida a esses nichos – especialmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, onde há uma demanda relevante e em desenvolvimento envolvendo o consumo e a disponibilidade de crédito.

A visão da Agiplan é se firmar como referência em inclusão financeira no mercado brasileiro. Sob a liderança de Marciano Testa, o grupo trabalha com o planejamento estratégico de acrescentar 300 novas lojas à sua rede de atendimento próprio até 2018. Pelo que se pode perceber, nada mais reduz o ritmo de crescimento da marca que redefiniu os conceitos de agilidade e planejamento no setor financeiro nacional.


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