Agende-se para quinta, 3 de setembro, 8h30

É sua chance de estar entre aqueles que degustarão as melhores amostras de vinhos de 2015

Por Marcos Graciani

graciani@amanha.com.br

Avaliação Nacional de Vinhos abre inscrições em 3 de setembro

Tenha apenas um compromisso na manhã de quinta-feira, 3 de setembro. Esteja diante de um computador minutos antes de 8h30. Pode ser sua chance estar entre aqueles que degustarão as melhores amostras de vinhos da safra 2015. Esta será a 23ª edição da Avaliação Nacional. As inscrições abrirão nesse dia e horário e costumam terminar em cerca de duas horas. O evento será realizado em 26 de setembro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, e é organizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE). Cada ingresso custa R$ 250 (R$ 200 para associados da ABE). As inscrições são feitas pelo site da ABE

“A cada ano, as inscrições são preenchidas mais rapidamente. Por isso, aqueles que desejam viver essa experiência única no mundo, devem se programar para estar diante de um computador na manhã de 3 de setembro”, alerta, com razão, Juliano Perin, presidente da ABE. Se trata, realmente, do maior evento do gênero do planeta: cerca de 850 pessoas terão a honra de provar aqueles que são os melhores vinhos do ano – a maioria deles ainda não finalizados para venda imediata. Em meio ao público estarão especialistas como enólogos, sommeliers, enófilos e jornalistas de todo o Brasil e do exterior. É uma chance única de aprender um pouco mais sobre o mundo verde-e-amarelo de Baco. “Em várias oportunidades, já presenciei pessoas com maior experiência ensinando aos mais novos como degustar a bebida e lançar as notas nas fichas de prova”, recorda André Peres Jr, diretor de eventos da ABE. 

As amostras foram selecionadas durante uma etapa posterior feita por 120 enólogos, em agosto. No total, 16 amostras selecionadas serão apresentadas entre as 30% mais representativas em um grupo de 312 vinhos inscritos por 56 vinícolas de todo o Brasil. Cada uma das delas será servida e degustada por todos, além de ser comentada por um dos convidados que compõem o painel. Nesse momento, o evento cumpre seu papel educativo, permitindo que o público possa comparar suas impressões com as de especialistas no assunto. Os participantes também atribuem nota para cada amostra. Cada uma delas poderá ser um vinho futuramente ou mesmo fazer parte de um corte (assemblage). Neste ano, a nota do público para cada amostra será anunciada em tempo real, pois o participante poderá lançar seu conceito diretamente em um aplicativo.

O momento mais aguardado, porém, é quando Juliano Perin fará a divulgação da representatividade da safra, anunciando os 94 vinhos (30%), e entre eles as 16 amostras selecionadas que foram degustadas às cegas por todos. Enfim, uma experiência fascinante pela qual todo brasileiro deveria passar. Portanto, se agende!



leia também

Campos de Cima inaugura nova vinícola - Empresa recebeu assessoria do enólogo francês Michel Fabre

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: