Embratel Embratel

Seus negócios estão acompanhando as transformações que a tecnologia apresenta a cada dia? Sua companhia está aproveitando as oportunidades desse mundo novo? Não é fácil compreender o caminho da transformação digital, mapear o que deve ser feito em todas as áreas e adaptar os novos processos à rotina de uma empresa já consolidada. Por nem sempre saber qual o melhor caminho – ou mesmo qual o primeiro passo –, muitas empresas acabam fi cando para trás em mercados que, até então, atuavam com total segurança.

Pensando nisso, a Embratel está disponibilizando de forma gratuita um e-book que cumpre a função de orientar gestores, executivos e empreendedores na desafi adora tarefa de impulsionar esse processo dentro da sua empresa.

“Na prática, é preciso entender que se transformar não signifi ca apenas a aplicação de tecnologias nos processos corporativos. É necessário mudar a cultura da empresa, repensando ações, posicionamento da marca, produção e distribuição de produtos e serviços”, explica José Formoso, CEO da Embratel.

Mesmo áreas de atuação consideradas tradicionais não estão imunes aos efeitos do uso irrestrito da tecnologia. Potencializar o lado positivo dessas mudanças, tanto para a empresa quanto para os consumidores, é o objetivo de um processo de transformação digital bem conduzido. E isso vai muito além da construção de um site para sua companhia.

Independentemente do segmento de mercado, termos como Big Data, Internet das Coisas (IoT) e Computação em Nuvem (Cloud Computing) já se incorporam à rotina de empresas de todos os tamanhos. Aumentar a produtividade, reduzir custos e agregar valor aos seus produtos são resultados que estão ao alcance das companhias mais atentas às mudanças.

Aos CEOs, que enfrentam maiores desafi os de gestão, cabe um novo papel de liderança, mobilizando colaboradores, fornecedores e consumidores. “A transformação digital irá gerar novos cargos e funções menos mecânicas e mais direcionadas a resultado”, explica o CEO da Embratel. Mas como em qualquer mudança, o processo não é instantâneo e demanda um bom planejamento. “Por isso, quanto antes a transformação digital começar, melhor” alerta Formoso.

Mudar para melhorar

Ao contrário das empresas que já nascem digitais, a transição para um novo formato demanda tempo – e as difi culdades são naturais. As grandes empresas do ramo de varejo são um bom exemplo: a maioria já criou lojas virtuais, com produtos e serviços acessíveis a qualquer momento, a partir de qualquer lugar e por meio de todos os dispositivos.

A inovação é transformadora tanto dentro quanto fora das empresas. “Para se destacar no novo cenário digital, as organizações precisam oferecer opções diferenciadas e que surpreendam positivamente seus clientes”, lem bra o CEO da Embratel. Um dos caminhos é o da personalização – possível graças às soluções digitais e ao uso de tecnologias específi cas para análise de dados, como Big Data e Analytics.

A era da conectividade aproximou clientes das marcas e criou uma nova dinâmica de relacionamento com cada consumidor. As empresas que ainda têm dúvidas sobre o processo acabarão fi cando pelo caminho. A transformação digital é o desafi o das organizações que desejam atingir o próximo nível em seus negócios. Para manter-se à frente da concorrência, é preciso dar logo o primeiro passo.

Embratel