|
Sacolas plásticas: vilãs? |
O produto, em toneladas, representa apenas 0,2% do total do resíduo sólido urbano no Brasil
Pela primeira vez, a indústria de sacolas plásticas se pronunciou sobre a polêmica em torno do uso de seu produto. Muitas pessoas no Brasil vêm trocando as sacolinhas por outros recipientes, como ecobags ou caixas de papelão. Os representantes da indústria, é claro, se defendem. De acordo com Alfredo Schmidt, presidente do Sindicato da Indústria de Material Plástico do Rio Grande do Sul (Sinplast-RS), as sacolas plásticas são leves, baratas e não provocam desmatamento. Além disso, são atóxicas e totalmente recicláveis. Sem contar que, em toneladas, elas representam apenas 0,2% do total do resíduo sólido urbano no Brasil. “A polêmica está mais aguerrida entre varejistas e consumidores. A indústria não quer entrar nessa discussão, mas não queremos que nosso produto seja visto como vilão”, aponta Schmidt.
Segundo ele, as sacolas retornáveis também têm problemas. O mais grave é ser foco de bactérias, já que as ecobags precisam ser lavadas – hábito não seguido pelos consumidores em geral. Elas também podem causar disfunções de saúde, como problemas ergonômicos.
|
Comentários
P.S. na California, os varejistas sao OBRIGADOS a reciclar as sacolas plasticas ! Por quanto tempo o Brasil vai aceitar ser terceiro mundo ? quando ele vai levantar a cabeça e colocar ordem na casa?